Como fazer a consulta do Extrato Previdenciário CNIS

O extrato do CNIS, que é sigla para Cadastro Nacional de Informações Sociais, é um sistema abrangente e eficiente criado para armazenar os milhões de dados dos beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Ele opera como ficha cadastral de cada um dos cidadãos, que por sua vez é gerenciada pelo Dataprev. É nessa documentação que ficam registradas todas as informações dos trabalhadores, sendo nela que a Previdência Social se baseia quando alguém solicita a sua aposentadoria.

Quando os funcionários do INSS dão entrada na aposentadoria de uma pessoa, eles podem achar alguns registros que não estão constando na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), mas que vão ajudar esse indivíduo a conseguir o seu benefício.

É por causa dessas possíveis diferenças que o cadastro tem sido o mais confiável, deixando a CTPS para uma segunda consulta. Pelo CNIS, os empregadores sempre precisam reportar quando alguém está sendo registrado e quando está sendo demitido.

A plataforma exibe as informações de cada empresa, as remunerações que os funcionários tiveram e o tempo em que eles trabalharam. Além disso, também mostra se o indivíduo era celetista ou se trabalha por outros vínculos trabalhistas.


Como fazer o cadastro online no CNIS

Normalmente, os empregadores realizam esse cadastro para os seus funcionários. Para iniciar o processo, é preciso procurar algum posto de atendimento do INSS e solicitar o que é chamado de Cadsenha. Funciona assim:

1. Acesse o site do CNIS;

2. Posicione o mouse sobre a opção ‘Inscrição’, que é a primeira aba, e clique em ‘Filiado’;

3. Em seguida, serão requisitados uma série de dados do empregado, como nome da mãe, CPF, Identidade, CNH, CTPS, entre outros. Todo o formulário do INSS precisa ser completado.

Os cadastros costumam ser feitos unicamente por esse site, e quem não tem computador pode pedir auxílio nos atendimentos dos postos da Previdência ou em locais em que há internet pública.


Como criar uma senha no CNIS

As pessoas que querem realizar o cadastro do CNIS precisam antes ir até o INSS e pedir a chamada Cadsenha. Não existe outra forma para o cidadão criar a sua senha sem o instituto, já que o Dataprev não vai aceitá-la. É só o indivíduo ir até qualquer um dos postos com os seus documentos pessoais, incluindo-se a certidão de nascimento ou a de casamento, e dizer que deseja realizar esse cadastro.

As pessoas que já foram registradas na carteira profissional não precisam fazer o cadastro, porque o seu empregador fica a cargo deste procedimento. Uma ressalva é que os índios não conseguem cadastrar-se como as demais pessoas: apenas a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) é autorizada a criar esse registro para eles.


Como consultar o CNIS pelo site da Caixa

Como tirar o Extrato Previdenciário CNIS

A consulta do Extrato Previdenciária CNIS também pode ser feita pelo site da Caixa. É com a área “Benefícios do Trabalhador” que as pessoas podem localizar o seu CNIS com a Caixa Econômica Federal. Usa-se o http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/Paginas/default.aspx com o NIS.


Como tirar o extrato do CNIS

O extrato do CNIS também é chamado de Extrato Previdenciário, e o trabalhador pode solicitá-lo para visualizar como estão os seus registros profissionais. Aliás, é visualizando esse extrato que alguns notam quando os seus empregadores não fizeram os devidos registros e podem recorrer para que isso não atrapalhe os trâmites da aposentadoria.

Para visualizar o extrato, realize os passos a seguir:

1. Acesse o site do CNIS;

2. Localize no menu a opção “Comprovantes” e clique em “Extrato Previdenciário”;

3. Digite o número do NIT (PIS/PASEP);

4. Digite a senha e clique em “Enviar” para ter acesso ao extrato.


Como fazer a consulta do CNIS pelo CPF

Através do portal ‘Meu INSS’ é possível fazer a consulta do CNIS utilizado o CPF. Para isso, no entanto, é necessário criar um cadastro. Veja como funciona:

1. Acesse a página http://meu.inss.gov.br/central/index.html;

2. No menu, clique em ‘Extrato Previdenciário (CNIS)’;

3. Clique no botão ‘Fazer Login’;

4. Em seguida, informe o seu CPF e sua senha para ter acesso ao extrato do CNIS.

Caso não tenha cadastro no portal, basta clicar no botão ‘Cadastre-se’. Você deverá informar seus dados pessoais para realizar o registro no site.

Deixe um comentário