Como consultar os extratos antigos do FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ou simplesmente FGTS, é um benefício assegurado aos trabalhadores que atuam com carteira assinada. Recentemente o governo liberou para saque o valor encontrado nas contas inativas, como uma maneira de movimentar a economia do país, que continua em recessão, porém, uma das principais dúvidas dos trabalhadores é sobre como consultar os extratos antigos do FGTS.

A maneira mais prática de realizar essa consulta é através da nova ferramenta disponibilizada pela Caixa Econômica Federal, responsável por gerenciar as contas do FGTS.

Através dela é possível consultar extratos de até 25 anos atrás, vale ressaltar que antes do lançamento dessa ferramenta só era possível acessar os últimos seis registros do sistema.

Passo a passo para realizar a consulta

Como consultar os extratos antigos do FGTS

Para consultar os extratos antigos do FGTS é muito simples, podendo ser feito diretamente de casa ou do escritório, de maneira prática, rápida e descomplicada. Você só precisa de um computador, smartphone ou tablet conectado à internet e seguir os seguintes passos:

1. Acessar o site da caixa http://www.caixa.gov.br ou diretamente do portal do Fundo de Garantia no http://www.fgts.gov.br.

2. Pelo site da Caixa basta clicar na guia “Você”, e em seguida na opção “Serviços Sociais”; depois disso, clique em “FGTS” e “Extrato FGTS”.

3. Preencher o número do PIS/Pasep na página apresentada e também informar a senha de acesso. No caso do primeiro acesso é preciso fazer o cadastro dessa senha. Para isso, é obrigatório informar o PIS e clicar em “Termo de Cadastramento”. É essencial informar também o código de verificação do sistema para ter um resultado mais completo.

4. Inserir as informações solicitadas como o nome completo, endereço, CPF, número para contato, entre outras; ao final, o sistema irá gerar uma senha de acesso. Basta voltar ao início e inserir essas informações.

5. Para quem optar pelo site do FGTS, é necessário ir até a opção “Extrato Completo”, e conferir o lançamento dos últimos 25 anos; vale lembrar que no mesmo documento também é possível consultar saldo total do fundo de garantia disponível para saque, que pode ser utilizado em vários momentos, como demissão sem justa causa e também na aquisição de um imóvel.

Mais serviços disponíveis

Além de consultar os extratos antigos do FGTS, o contribuinte acaba podendo realizar outras ações no site, como atualizar o endereço para conseguir receber o extrato via Correios, se desejar, cadastrar o e-mail para ter notícias sempre, ou se preferir, ainda pode colocar o número do celular para ficar informado via SMS.

Inclusive, através dessas ferramentas, o trabalhador ainda consegue acompanhar mais de perto todos os depósitos feitos pelo empregador, bem como o saldo sempre atualizado. E se estiver em processo de liberação do dinheiro, também é possível saber quando ele já estiver disponibilizado para saque.

Esse dinheiro acaba fazendo muita diferença na vida de diversos brasileiros, uma vez que dependendo do tempo de trabalho e de contribuição, ele funciona como uma espécie de investimento, pois também sofre correções monetárias.

Você acabou de conferir as informações sobre a consulta do extrato do FGTS. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

2 Comentários

  1. Suzy kelly Pires 28 de março de 2018
  2. rodirgo dal bello da silva 10 de abril de 2018

Deixe um comentário