Como consultar o extrato do FGTS nas agências da Caixa

Você é um dos muitos trabalhadores registrados em carteira que tem direito a receber o FGTS? Nesse caso também é possível consultar o extrato do FGTS nas agências da Caixa. É exatamente isso que você aprenderá nesse artigo.

Também veremos algumas informações sobre esse direito essencial do trabalhador registrado e outras maneiras de consultar o extrato. Não importa se você quer fazê-lo pelo smartphone, computador em casa ou pessoalmente, você aprenderá tudo nesse artigo. Continue lendo para conferir o passo a passo.


O que é o FGTS e quem pode receber?

O FGTS é uma sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Esse direito foi criado para ajudar a manter a estabilidade do trabalhador quando acontece uma demissão sem justa causa. Todos já passaram ou passarão por essa situação, quem não recebe o FGTS fica completamente desamparado sem uma renda fixa. Com acesso ao fundo de garantia o trabalhador recebe uma quantia de dinheiro para estabilizar sua situação financeira e encontrar outro emprego.

Para que isso aconteça o empregador ou a empresa deposita um valor referente a 8% do salário em uma conta na Caixa Econômica. A conta é aberta no nome do trabalhador, mas o mesmo só tem acesso aos valores após a demissão sem justa causa ou alguns outros eventos determinados em lei.


Quando é possível retirar o saldo do FGTS?

Como mencionado acima, o FGTS é uma medida de proteção, por isso só é liberado pela Caixa Econômica em certas situações. A primeira todo mundo conhece, é a demissão. Contanto que o funcionário seja demitido sem justa causa ele pode sacar o valor na sua conta do fundo de garantia.

Também existem algumas situações excepcionais quando o trabalhador consegue ter acesso ao seu saldo. Pode ser em casos de morte do trabalhador, doenças terminais, diagnóstico de AIDS/HIV, estado de calamidade pública e afins. Caso você se encontre em alguma dessas situações confira com a Caixa Econômica a disponibilidade do seu FGTS.


Consulta do extrato do FGTS nas agências da Caixa

Consulta do extrato do FGTS nas agências da Caixa

A primeira coisa que vem à mente ao pensar em ir em uma agência bancária é filas e burocracia. Mas não é exatamente isso que o trabalhador vai encontrar quando comparecer à agência da Caixa. Na verdade, o processo de consulta na agência é bastante simples e rápido.

Para conseguir consultar você só precisa de um documento: o cartão cidadão da Caixa Econômica Federal. Ele é um cartão magnético similar àquele usado nos bancos que dá acesso a todos os benefícios trabalhistas e sociais. Quem ainda não tem o cartão cidadão pode providenciá-lo através do número de atendimento da Caixa (0800-726-0207) ou na própria agência.

Ao chegar na agência você escolhe se deseja realizar a consulta no caixa eletrônica ou com o atendente no caixa. No caixa eletrônico insira seu cartão cidadão como se fosse realizar uma transação comum e escolha a opção de “FGTS”. Agora você pode consultar e imprimir seu extrato.

Com o atendente o processo é similar, ele também pedirá seu cartão cidadão para liberar o processo e conferir seu extrato do FGTS. É tudo bastante rápido e simples.


Como consultar pelo app do FGTS

Quem não quer sair de casa ou procura uma maneira mais fácil de consultar o extrato do FGTS ainda tem a opção do aplicativo. Ele foi uma inovação concedida pela Caixa Federal que facilita a consulta. Para fazer o processo através do app você primeiro deve baixá-lo em seu smartphone. Ele está disponível na Play Store, Apple Store e Windows Store. Praticamente todos os modelos de celular conseguem utilizá-lo.

Quando o aplicativo estiver instalado faça login através do seu número NIS e senha da internet e siga os passos abaixo:

  1. Faça login usando seu número NIT.
  2. Selecione a opção “CONSULTAR EXTRATO DO FGTS”.
  3. Salve o arquivo em pdf gerado pelo app.

O arquivo em pdf que o app gera pode ser enviado por e-mail para qualquer um e também aberto no seu computador. Através do aplicativo também é possível alterar informações de endereço e conferir a localização de agências da Caixa próximas ao usuário.


Como consultar pela internet o extrato do FGTS

A outra opção de consulta oferecida pela Caixa Econômica é seu portal de serviços sociais na internet. O acesso pelo portal é necessário para providenciar a senha que é usada no aplicativo. Realize a consulta do extrato do FGTS seguindo as seguintes instruções:

A consulta do extrato do FGTS é uma das garantias do trabalhador a respeito dos depósitos na sua conta do fundo de garantia. Com tais informações em mãos o trabalhador consegue confrontar o empregador caso existam erros ou atrasos.

Quer saber mais alguma informação a respeito do fundo de garantia? Deixe nos comentários que te ajudaremos da melhor maneira possível.

Deixe um comentário