Quem tem direito a fazer um financiamento pelo Caixa Habitação

Todo mundo sonha com a casa própria em algum momento da sua vida. O Caixa Habitação está aí para ajudar a realizar esse sonho. Ter seu próprio imóvel significa mais segurança para você e sua família. Chega uma hora que sair do aluguel é uma necessidade para qualquer um que quer crescer na vida e alcançar novos patamares. É isso que você precisa nesse momento?

A Caixa Econômica Federal oferece um programa que auxilia diversos brasileiros a adquirirem a casa própria. Nada mais de aluguel, chegou a hora de adquirir a casa própria. O programa da Caixa consiste numa série de financiamentos para ajudar quem está querendo adquirir um imóvel.

As condições e períodos de pagamento variam, o que quer dizer que tem como fazer caber no bolso de qualquer um. Chegou a hora de você também investir no seu próprio imóvel através dessas condições especiais.

Preparamos um artigo completo que te ajudará a conhecer as opções de financiamento da Caixa Habitação e a dar início na compra da sua casa. Aprenda também a calcular as prestações, formas de pagamento e informações complementares.

Continue lendo para não perder o que pode ser uma oportunidade única na sua vida. Saiba Quem tem direito a fazer um financiamento pelo Caixa Habitação


Quem pode pedir um financiamento de imóvel pela Caixa Habitação?Quem tem direito a fazer um financiamento pelo Caixa Habitação

O financiamento é basicamente quando alguém adquire o imóvel e parcela o pagamento, mas o banco quita a dívida com o antigo proprietário. Dessa maneira quem comprou consegue pagar de uma maneira que seja mais possível para ele e o dono do imóvel que vendeu recebe o valor integral. Depois da compra só é necessário pagar as parcelas para quitar a dívida com o banco.

As condições de crédito são um dos principais fatores que determinam se você pode ou não conseguir o financiamento. Para isso será necessário pedir uma análise de crédito do banco que determinará se é aceitável ou não. Quem já tem outros financiamentos precisa tomar cuidado. A análise de crédito considera o valor que a pessoa tem disponível para pagar as parcelas. Se já existir um financiamento comprometendo parte da renda é possível que o segundo não seja aprovado.

Outro ponto importante no qual todos devem prestar atenção é a entrada. O financiamento é usado para facilitar o pagamento do valor do imóvel, mas não cobre o valor integral. As regras exigem que o comprador da casa pague 10% do valor como entrada. Sem esse pagamento é impossível conseguir um financiamento pela Caixa Habitação.


Tipos de financiamento oferecidos pelo Caixa Habitação

A Caixa Habitação oferece uma variedade de financiamentos que te ajudam a atingir seus objetivos. Eles variam de acordo com tipo de imóvel, como você pode conferir abaixo. Escolha o que mais se encaixa com sua situação financeira e comece a melhorar sua vida!


Financiamento de imóvel novo

Você já pensou que é possível conseguir um imóvel novinho que acabou de ser construído? Sim, isso é possível com o financiamento específico da Caixa. Através desse financiamento você consegue 35 anos para quitar seu pagamento e finalmente ter sua casa própria. Para ter direito a esse financiamento é preciso que cada prestação corresponda a 30% ou menos da sua renda mensal bruta.


Financiamento de imóvel usado

O imóvel usado também é uma ótima opção de financiamento. A Caixa Habitação te ajuda a parcelar o pagamento e ainda usa a alienação fiduciária como garantia.


Financiamento de terreno

Nem sempre a pessoa deseja ou consegue financiar um imóvel pronto, nesse caso que tal optar por um terreno? Também existem opções para isso. Assim, você consegue comprar o terreno através do financiamento e é capaz de finalmente construir seu imóvel.


Financiamento de construção

E quem disse que a Caixa só te ajuda a comprar o imóvel? Também existem financiamentos que te ajudam a construir no terreno que você já tem. Finalize sua casa dos sonhos e pague em até 35 anos.


Financiamento para imóveis comerciais

Mesmo que seu sonho seja construir sua própria empresa ou ampliar seu comércio a Caixa Econômica te ajuda. Através do financiamento é possível obter também seu imóvel comercial para conseguir crescer ainda mais.


É possível usar o FGTS para o financiamento?

Sim! O FGTS pode ser usado como parte do pagamento, o que facilita a vida de muita gente. Para conseguir usar o valor do seu FGTS para o financiamento você precisa ter trabalhado por pelo menos 3 anos com carteira de trabalho assinada. O imóvel precisa ser na mesma cidade em que você trabalha ou mora e não pode custar mais de R$750 mil ou R$650 mil dependendo do estado em que está.

Quem deseja usar o FGTS para dar entrada no imóvel ou amortizar as últimas parcelas não pode ter imóvel no seu nome ou estar pagando por um no mesmo município. Além disso usar esse valor no financiamento só será permitido se o FGTS estiver no nome do comprador da casa.

Perceba que usar o FGTS é uma maneira de facilitar a compra do seu imóvel dos sonhos. Ele ajuda principalmente quem tem dificuldades para dar a entrada no imóvel, então é uma chance a ser aproveitada.


Como fazer uma simulação do financiamento?

Quer saber se o financiamento da casa própria cabe no seu bolso? Não é preciso fazer nenhuma conta complicada ou gastar horas calculando no papel. O próprio site da Caixa Econômica oferece uma ferramenta bastante prática para fazer uma simulação. Confira como fazer através do passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da Caixa Habitação através do link: http://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/Paginas/default.aspx
  2. Clique no botão “SIMULE AQUI”.
  3. Escolha se a simulação é para pessoa física ou jurídica.
  4. Insira os dados sobre o tipo de financiamento, tipo de imóvel e valor do mesmo.
  5. Escolha o estado e cidade do imóvel.
  6. Preencha seus dados pessoais.
  7. Escolha a opção pró-cotista (tem ou quer ter relacionamento com a Caixa) ou taxa balcão (não tem e não quer ter relacionamento com a Caixa).
  8. Confira a simulação completa.

Através da simulação você consegue definir qual é o valor do imóvel que cabe no seu bolso, valor do financiamento e até em quantas parcelas pode dividir.


Como a pessoa obtém informações do contrato após conseguir o financiamento

Na hora de fechar o financiamento é preciso lembrar que a Caixa Econômica só é responsável por financiar. O contrato e a entrega do imóvel são por parte da imobiliária ou construtora. Se precisar de informações adicionais você deve se dirigir a essas últimas partes.


Cálculo da prestação, juros e encargos

O cálculo de cada prestação a ser paga no financiamento acontece baseando-se no valor do imóvel, valor de juros e de encargos. Para isso primeiro é subtraído o valor da entrada, geralmente 10% do valor total do imóvel, e o restante é parcelado. As parcelas serão divididas de acordo com o número de anos em que será realizado o pagamento. Se alguém vai pagar por 35 anos, por exemplo, terá 420 meses para pagar. Assim, o valor será dividido em 420 parcelas.

Além do valor do imóvel, a parcela também é composta pelos juros e encargos. Esses são valores usados pelo banco para compensar a inflação e mudanças econômicas no período. Eles são calculados baseando-se em uma porcentagem que varia de acordo com o banco, tipo e período do financiamento. O valor dos juros e encargos é adicionado ao valor do imóvel.

O vencimento da prestação acontece 30 dias depois de fechar o contrato. Fique atento para não perder a data! Se você atrasar o pagamento fica sujeito à multas e juros calculados de acordo com os dias de atraso. A Caixa também pode inserir o nome do devedor no SERASA.


Formas de pagamento

O pagamento do financiamento de imóvel pode acontecer por débito automático ou boleto bancário. A própria Caixa Econômica recomenda realizar por débito automático, que ajuda a não esquecer parcelas ou ser prejudicado por problemas na entrega do boleto. Ficou com mais alguma dúvida a respeito do financiamento? Entre em contato conosco, estamos prontos para ajudar!

Deixe um comentário