O Programa de Integração Social (PIS) é um tributo do governo federal, no qual os recursos são utilizados para pagar uma série de direitos para os trabalhadores, como seguro-desemprego, abono, FGTS, entre outros.
O PIS está previsto em lei e conta com a administração do Ministério da Fazenda, sendo que o seu pagamento é feito através da Caixa Econômica Federal. Por estar relacionado ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP, muitas vezes as duas siglas aparecem juntas, PIS/PASEP.
Na prática, todo trabalhador precisa ter esse registro para que possa não só contribuir, como também receber os benefícios a que tem direito.
Como o trabalhador se cadastra no PIS
O trabalhador recebe o número do PIS no momento em que ele resolve tirar a sua Carteira de Trabalho e decide prestar o seu serviço para empresas ou instituições através do regime de CLT, ou simplesmente carteira assinada.
A partir do momento em que a empresa assina o documento, esse profissional é cadastrado no benefício. Ou seja, se em algum momento da vida, essa pessoa tenha atuado no mercado de trabalho com a carteira assinada, ela não só possui o número, como também, provavelmente, já está inserida no programa de Abono Salarial.
Mesmo que o trabalhador precise tirar uma nova Carteira de Trabalho, esse número não é alterado, isto é, permanece o mesmo e continua sendo exibido no mesmo local.
Qual a função do PIS
O número do PIS é usado para fazer o recolhimento de todas as contribuições sociais feitas ao governo, como:
- Abono Salarial.
- Seguro Desemprego.
- Cadastro nos programas do governo.
Consultando o número do PIS
1. Na carteira de trabalho
Nas Carteiras de Trabalho recentes, o número do PIS fica registrado logo na primeira folha do documento, próximo à foto do trabalhador, em negrito. O conjunto numeral contém de 10 a 11 dígitos. Já nas Carteiras mais antigas, o PIS consta na última folha.
2. Pela consulta online
Também é possível consultar o PIS/PASEP através da internet, pelo site do DATAPREV. Através da página você consegue descobrir a numeração do NIT, que é a mesma do PIS. Para fazer a consulta, basta seguir os seguintes passos:
1. Acesse o site e localize a opção “Inscrição” no menu. Em seguida, clique em “Filiado”.
2. Agora informe seus dados pessoais:
Dados básicos
- Nome completo do beneficiário
- Nome da mãe
- CPF
- Data de nascimento
Documentos complementares
- Identidade
- CNH (se tiver)
- Passaporte (se tiver)
- Certidão de nascimento ou casamento
- Número da Carteira de Trabalho
- Título de Eleitor
- Carteira de Marítimo (se tiver)
Ao finalizar, digite o código de segurança.
3. Agora clique em “Continuar”.
Neste momento, o sistema irá informar os dados completos da pessoa que estiver fazendo a consulta, incluindo o número do NIT.
Há situações em que poderá ser apresentado um erro com a seguinte mensagem: “Já existe uma inscrição para esse CPF”. Se isso acontecer com você, quer dizer que a empresa pode ter feito o seu cadastrado duplicado.
Se esse problema ocorrer durante a consulta, é necessário ir diretamente a uma das agências da Caixa Econômica Federal para solucionar o erro. Você também consegue consultar o PIS pessoalmente na Caixa.
Essas foram as informações para você aprender a consultar o número do PIS. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.
tenho 65 anos quero sober si tenho direito de reçeber o pis
Ola. Obrigado por compartilhar! Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.